UPSKILLING: O QUE É, QUAL É A IMPORTÂNCIA E COMO APLICAR

Saiba tudo sobre o conceito de desenvolvimento profissional e como você pode implementar na sua empresa.

Como você já sabe, o mercado está mudando. Tecnologia, informação e competitividade tomam conta de qualquer setor, e já não são os mesmos indicadores de antigamente que melhor representam o sucesso de uma empresa.

A diferenciação se tornou essencial para conquistar o consumidor final e parceiros de negócios. E, cada vez mais, fatores como engajamento e retenção de talentos representam caminhos para desenvolver uma imagem positiva e agregar valor à marca. Nessa missão, algumas técnicas já se destacam, como é o caso do upskilling.

Entenda no que consiste a prática, a sua importância e por que tantas empresas pelo mundo já estão utilizando o upskilling para melhorar o engajamento da equipe e os resultados do negócio. Confira!

O QUE É UPSKILLING?

Entende-se como upskilling a prática de aprimorar e especializar os conhecimentos em uma área, realizando um upgrade pessoal de habilidades. Diferentemente do reskilling que visa uma requalificação para atuação em um novo cargo ou carreira, o upskilling prevê um aprofundamento para melhor domínio da área atual.

O conceito pode ser visto em profissionais que buscam aperfeiçoamento das sua atividades, como diminuição do tempo em uma função, melhoria na qualidade de entrega ou desenvolvimento de mais conhecimento técnico do processo completo.

Dessa forma, upskilling pode ser o incentivo à qualificação, curso, treinamento e demais atividades que possibilitem o profissional melhorar a sua atuação. Mas quais são os benefícios do método?

IMPORTÂNCIA DO UPSKILLING

Assim como o conceito de reskilling, a prática também traz uma situação de ganha-ganha, onde tanto empresa quanto colaborador se beneficiam da qualificação extra.

Para o profissional que passa por novos treinamentos e se especializa na área – de forma gratuita e com possibilidade de aplicação no dia a dia-, o benefício vem em forma de autoridade e respeito. O trabalho desse profissional ganha mais visibilidade dentro da empresa, o que possibilita novas oportunidades de crescimento de carreira – como, por exemplo, assumir uma posição de gerência.

Já a empresa se beneficia ao qualificar ainda mais a sua equipe, o que retorna em forma de mais excelência na entrega para o mercado. Além disso, é interessante a possibilidade de promoção interna, já que ela gera gestores com mais domínio de processos, conhecimento sobre a empresa e engajados com os resultados do negócio.

Por fim, o upskilling demonstra a valorização do profissional da marca com o seu quadro de funcionários, que recebem treinamentos especializados, têm mais chances de promoção e, por consequência, tornam-se porta-vozes da empresa para o meio exterior.

COMO APLICAR O UPSKILLING?

Achou a prática interessante e quer desenvolver uma estratégia de upskilling na sua empresa? Seja para suprir a necessidade de algum cargo ou apenas desenvolver talentos em potencial, três passos são essenciais para a implementação do método:

# MAPEAMENTO DE SKILLS

Antes de tudo, é importante manter um mapeamento atualizado das habilidades necessárias na equipe para que a empresa alcance os objetivos traçados no planejamento. Dessa forma, é possível visualizar melhor o que é preciso desenvolver ou destacar nos talentos da empresa.

# TREINAMENTOS 

Quando você tem controle sobre quais habilidades precisa desenvolver, quem são os profissionais mais indicados para novos cargos e o que precisa ser corrigido nos processos, é hora de criar treinamentos específicos para cada situação e disponibilizar na empresa.

# TECNOLOGIA

Uma das maiores aliadas no desenvolvimento de profissionais hoje é a tecnologia. Invista em softwares para facilitar o mapeamento de talentos, gestão de pessoas e elaboração de treinamentos, como é o caso da plataforma de gestão de conhecimento StarLearning.

Com a plataforma de e-learning, você tem controle sobre o desenvolvimento e nível de engajamento de cada profissional, e pode elaborar treinamentos específicos de acordo com diferentes planos de carreira.
Quer contar com a StarLearning para aplicar o upskilling na sua empresa? Entre em contato e vamos encontrar juntos a solução que melhor se encaixa com o seu negócio.