10 MOTIVOS PARA INVESTIR EM TREINAMENTOS CORPORATIVOS

Entenda quais são os benefícios para empresa e colaborador com a oferta e participação em cursos de desenvolvimento.

Você já se perguntou quem ganha mais com treinamentos corporativos: a empresa que oferece ou o funcionário que participa?Você pode fazer cálculos rápidos e disparar que é o colaborador. Afinal, só entre 2020 e 2021, as empresas brasileiras gastaram em média R$977,00 com treinamentos de capacitação por funcionário, segundo o relatório do Panorama de Treinamento no Brasil.

Por outro lado, é possível apontar que quem mais ganha são as empresas, já que oferecer cursos tem despontado entre os investimentos que mais trazem retorno em crescimento no mercado. Isso pode ser visto no aumento em 20% na oferta de treinamentos entre as empresas brasileiras, ainda de acordo com o relatório.

E agora, quem recebe mais vantagens com os treinamentos? A resposta é simples: todos os envolvidos. E abaixo, nós trouxemos 10 motivos para você concordar com a gente.

Colaborador | #1 Desenvolvimento profissional

Seja na busca por um novo emprego, posição diferente ou crescimento dentro da empresa, é essencial que o colaborador esteja disposto a se atualizar e desenvolver na área. Hoje em dia, a formação do profissional é apontada como 3º principal fator de contratação por recrutadores – atrás apenas de experiência prévia e fit cultural, como aponta a pesquisa Match Perfeito da empresa de recrutamentos Robert Half.

Empresa | #2 Melhora nas entregas

Investir nos colaboradores reflete diretamente no aumento da produtividade na empresa. Isso ocorre, porque as entregas melhoram com o aumento da eficiência técnica – afinal, o colaborador pode refinar suas técnicas com o curso – e dedicação por parte de uma equipe integrada pela qualificação.

Colaborador | #3 Qualificação gratuita e especializada

Por mais que a oferta de cursos no mercado seja grande, o colaborador só tem a ganhar com os cursos gratuitos na empresa. É uma oportunidade única de qualificação específica – o que poderia custar ainda mais caro, dependendo da profissão – na sua área, em horário flexível e com conveniência de aplicar na prática e fixar melhor o conteúdo.

Empresa | #4 Valorização da marca

A organização pode investir em publicidade, oferecer excelentes produtos e ter um histórico sem igual, mas a opinião do colaborador ainda é o principal indicador no seu employer branding. Ao investir em qualificação, a empresa está mostrando como se importa com o funcionário, o que acaba retornando em marketing positivo entre profissionais da área.

Colaborador | #5 Clima positivo

Trabalhar com uma equipe engajada e a noção de valorização pessoal faz a diferença para o colaborador. Ele passa a entender como a empresa acredita no futuro dele e dos colegas, o que possibilita um clima positivo que colabora com a saúde mental e reduz o estresse no ambiente de trabalho.

Empresa | #6 Conquista de talentos

Como vimos, a oferta de qualificação profissional retorna em um employer branding positivo para a marca, o que atrai mais profissionais capacitados. Atualmente, a boa imagem no mercado está no topo dos fatores que profissionais levam em conta na busca por trabalho, de acordo com a pesquisa do Grupo Cia de Talentos. É hora de pensar na sua, certo?

Colaborador | #7 Networking

Ao realizar cursos, o colaborador pode ter a oportunidade de interagir com profissionais da sua área ou mesmo de diferentes setores da empresa. Essa possibilidade ajuda o funcionário a expandir o seu networking, um benefício importante no mercado de trabalho.

Empresa | #8 Redução de Turnover

A taxa de rotatividade (turnover) de funcionários traz problemas como gastos, instabilidade e queda na qualidade de entregas. Mas com treinamentos, a melhoria do clima e as possibilidades de crescimento na área fazem com que mais colaboradores permaneçam na empresa por muito tempo.

Colaborador #9 Curta duração

Treinamentos corporativos costumam compactar conhecimento em pequenos espaços de tempo e conteúdo. Dessa forma, é possível realizar uma capacitação completa e única, gastando pouco tempo no aprendizado facilitado que está sendo oferecido. E hoje em dia, tempo é algo a se levar em consideração, né?

Empresa | #10 Mensuração de resultados

É fácil acompanhar como o investimento está dando ou não retorno para a empresa. Com um cálculo simples de ROI, é possível identificar o saldo positivo do investimento e ter maior controle sobre manter ou descartar determinados cursos da oferta aos funcionários.

COMO A STARLEARNING PODE AJUDAR VOCÊ?

A StarLearning quer auxiliar que mais empresas entrem nessa tendência e desenvolvam treinamentos corporativos internos. Para isso, a Star constrói junto a cada negócio e especificidade de mercado diferentes plataformas de conhecimento.

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