StarLearning

Saiba mais sobre o modelo de serviço digital utilizado pela StarLearning e outras inúmeras empresas de tecnologia pelo mundo.

Facilidade, rapidez e baixo custo, esses são alguns dos principais motivos que levam usuários e empresas a migrarem para serviços digitais. Afinal, cada vez mais a tecnologia se mostra como uma das saídas para promover melhorias no dia a dia das pessoas. Dentre elas, um novo jeito de ofertar serviços se destaca: o SaaS.

Quer saber mais sobre esse modelo que serve como base para inúmeras empresas pelo mundo, inclusive para a plataforma de ensino da StarLearning? Segue a leitura!

O QUE É SAAS?

A sigla significa Software as a Service, conceito que podemos traduzir como “software como serviço”. O SaaS nada mais é do que um modelo de serviço que visa disponibilizar softwares e outras soluções de tecnologia baseados em nuvem pela internet, sem a necessidade de instalação prévia em cada dispositivo para acessar o produto.

Pode parecer confuso, mas a realidade é que o SaaS já está presente no nosso dia a dia através de marcas famosas como Google Drive, Dropbox, Salesforce, Paypal e demais empresas de streaming.

No caso da Netflix, por exemplo, você e milhões de usuários têm acessos individuais a uma mesma plataforma online. Ainda que acessem simultaneamente o serviço, a plataforma mantém seus dados seguros e oferece uma experiência única para cada perfil; quase como um produto exclusivo para cada usuário.

COMO FUNCIONA?

Os serviços entendidos como SaaS são hospedados por empresas provedoras, responsáveis por oferecer a plataforma, aplicativo, site ou demais soluções contratadas. Essas empresas realizam o gerenciamento de acessos, manutenção da estrutura de segurança, efetividade de conexão e controle dos servidores que possibilitam o serviço.

Dessa forma, não é mais necessário comprar licenças, instalar softwares e possuir uma equipe direcionada ao desenvolvimento e manutenção de soluções digitais. Com o SaaS, a empresa contrata uma ferramenta como serviço e não como licença, deixando tarefas de criação e manutenção com o provedor.

BENEFÍCIOS DO SAAS

O que mais leva clientes ao modelo de negócio é a facilidade no acesso a serviços via conexão de internet. Porém, o SaaS tem outras vantagens:

#1 Customização

Os softwares oferecidos via SaaS, além de fáceis e práticos de acessar, ainda possibilitam que a contratante customize a plataforma ou aplicativo. Essa personalização pode ser em tipos de produtos oferecidos, modelos de ambientes e interface, disponibilizando o serviço onde o consumidor final estiver.

#2 Economia

Como não é preciso contar com um time de desenvolvedores, investir em servidores de hospedagem ou arcar com manutenções eventurais, as soluções SaaS se destacam por ofertar um serviço completo que acaba gerando muita economia para a empresa contratante.

#3 Acessibilidade

Como você viu, o SaaS não obriga empresa e consumidor final a instalar nenhum programa ou aplicativo para funcionar: é tudo online. Dessa forma, é possível acessar o serviço de qualquer lugar, em qualquer momento e através de qualquer dispositivo, basta possuir acesso à internet.

#4 Preço

Os softwares como serviço contam com mais uma facilidade que faz a diferença nas finanças da empresa: você só paga pelo que usa. A assinatura de um SaaS pode ser firmada de diferentes formas, mas a mais convencional é a cobrança mensal em cima do número de acessos que possuiu. Nada a mais, nada a menos.

VALE A PENA INVESTIR EM SAAS?

Essa é uma questão que varia de caso a caso, mas não temos como negar que a solução ganha cada vez mais adeptos pelo mundo – muito em função da praticidade e baixo custo.

A StarLearning, por exemplo, oferece soluções em educação corporativa através do modelo SaaS. Dessa forma, empresas contratam a plataforma e recebem um serviço customizado de acordo com as necessidades da marca. Desenvolvimento, testes, manutenção e suporte ficam a cargo da StarLearning.

Na hora de pagar, a empresa desembolsa apenas o valor correspondente ao número de usuários que acessa a plataforma, tendo uma tabela escalar decrescente na mensalidade. Ou seja, quanto mais usuários, menor o valor por pessoa.

Através da solução, a StarLearning oferece um serviço completo, customizado, com custo reduzido e possibilidade de acesso de diferentes locais, tudo através da conexão com a internet.

QUERO EXPERIMENTAR UMA SOLUÇÃO SAAS

Se você ficou interessado em saber mais sobre a solução e como a sua empresa pode se beneficiar de um serviço como o da StarLearning, entre em contato conosco e agende uma conversa sobre a tecnologia que pode mudar o futuro do seu negócio.