StarLearning

Conheça um método que vai fazer a diferença na sua rotina com apenas papel, caneta e alguns minutos de pausa.

Em dezembro de 2021, a Revista Forbes lançou um estudo sobre produtividade, baseado em um teste online com centenas de entrevistados para traçar ações padronizadas e o que interfere no desenvolvimento bom ou ruim do seu dia a dia. O resultado? O surgimento de uma metodologia para alcançar a produtividade desejada para o dia.

Quer saber mais? Confira tudo sobre o estudo abaixo!

Segundo a pesquisa, dois terços das pessoas entrevistadas usam o celular imediatamente após acordar, visto que dormem com o aparelho ao lado da cama. Dentro dessa amostra, apenas 47% finalizam o dia com a sensação de “dever cumprido” e “dia de sucesso”.

Entretanto, entre as pessoas que começam o dia em um momento de reflexão, evitando o contato direto com o celular e suas demandas logo após acordar, cerca de 65% sentem a sensação de “dia de sucesso” ao final do expediente.

COMO CRIAR UM MOMENTO DE REFLEXÃO?

Para a Forbes, o momento de reflexão se dá ao acordar. Antes de ter contato com celular ou checar e-mail e mensagens, é indicado pegar papel e caneta e fazer uma lista de coisas que precisa realizar para considerar aquele um “dia de sucesso” – ir ao mercado, entregar um relatório, levar um filho ao médico, tomar uma decisão importante, tudo vale.

Dessa lista, você deve selecionar um ou dois itens de maior importância, que refletem na sua carreira, vida pessoal ou bem-estar. E para cada um deles, liste o que pode impedir você de realizá-los e como superar esses obstáculos.

Por exemplo, o seu item mais importante é concluir um projeto no trabalho e os obstáculos são tempo e falta de foco. Para isso, comece o dia organizando sua agenda para ter mais tempo de produção e evite distrações, conversas e atividades que você sabe que o deixam sem foco – determine que você só poderá aproveitá-las depois de entregue X% do projeto.

INÍCIO E FIM DE EXPEDIENTE

E não é apenas no começo do dia que uma pausa para refletir traz resultados importantes. O estudo da Forbes faz referência a uma outra pesquisa, onde dois grupos de trainees foram observados em situações diferentes de trabalho para identificar a relação da produtividade com uma pausa para reflexão no fim do expediente.

Enquanto um dos grupos foi submetido a ligações de clientes durante 8 horas por dia, o outro grupo recebeu ligação durante mais de 7 horas, mas com um intervalo de 15 minutos ao fim da jornada, onde foram incentivados a refletir sobre o dia e o que aprenderam.

O resultado da análise mostrou que, após um mês de observação, o grupo que realizou os 15 minutos de reflexão pontuou 40% a mais do que o outro. Ou seja, ter um momento para refletir sobre a jornada de trabalho, os problemas enfrentados e soluções para o dia seguinte possibilitou que a produtividade das pessoas fosse elevada no trabalho.

PARA ALÉM DA REFLEXÃO

Criar momentos de reflexão e visualizar mais claramente os seus objetivos ajuda você a planejar como alcançá-los e adquirir mais sucesso e satisfação. Mas para elevar a sua produtividade e a da sua empresa, você pode contar também com soluções que unem tecnologia e análise inteligente de dados, como é a StarLearning.

Conte com um ambiente digital que reúne ferramentas para você controlar da melhor forma o dia a dia da sua empresa, o nível de engajamento dos colaboradores, emitir relatórios atualizados e hospedar conteúdos de suporte para acesso interativo na plataforma.

Quer entender melhor como a StarLearning pode ajudar você a organizar um 2022 com mais produtividade e engajamento? Entre em contato e vamos marcar uma conversa.