StarLearning

Conheça as possibilidades de conteúdo e qual é o formato ideal para o seu treinamento.

Sabia que o Brasil é um dos países que mais consomem vídeo? Segundo o estudo Inside Video, cerca de 80% dos brasileiros assistiram vídeos online em 2020 em comparação com 65% em outros países. E não é só nesse formato que o Brasil se destaca, já que somos o 5º lugar entre os que mais consomem podcast também – cerca de 57% da população já experimentou o formato.

E se você pensa que essa preferência por vídeo e áudio impacta no consumo de textos, você se engana: o estudo Retratos da Leitura no Brasil mostrou que, entre 2019 e 2020, houve um aumento de mais de 80% no consumo de livros digitais no Brasil.

Tendo em vista esse cenário e todas as possibilidades do digital, pode ser difícil escolher qual é o melhor formato para curso ou treinamento online, certo? Para ajudar você nessa, selecionamos os principais formatos disponíveis hoje e seus benefícios. Confira abaixo!

VÍDEO

Como você viu, os vídeos são o formato que mais cresce atualmente. Além de dinâmico e estar presente no dia a dia de todos, através de vídeos você consegue resumir conteúdos complexos em poucos minutos.

Faça uso de gravações em estúdio ou animações, entrevistas ou resumos visuais. São inúmeras as possibilidades de explorar o visual e oferecer um conteúdo de melhor fixação para quem precisa aprender.

ÁUDIOS

Já visitou blogs e viu, ao topo da matéria, um resumo em forma de podcast sobre o conteúdo? É cada vez mais comum encontrar essa solução para transmitir algum conteúdo, já que a popularização dos podcasts acentuou o costume de consumir uma mídia enquanto se faz outras coisas, como lavar a louça, dirigir, fazer exercícios, e etc.

Aposte em resumos e disponibilize para a turma, dividindo em pequenos conteúdos de fácil fixação e que permitem que o aluno otimize seu tempo enquanto faz o curso online.

TEXTO

Por mais que novos formatos multimídia ganhem espaço e a atenção do público a cada dia, um bom conteúdo em forma de texto ainda é extremamente relevante na educação. O conteúdo em texto se transforma, diminui e se torna mais dinâmico, mas ainda representa uma das principais formas de ensino no mundo.

Desenvolva um bom texto, completo e com referências, isso é essencial para o aluno ter como base do conteúdo a ser aprendido. A partir dele, você pode desdobrar resumos em diferentes formatos, mas ainda vai possibilitar que o estudante confira o original.

LINK, PDF E IMAGEM

Nenhum aprendizado é feito apenas com o conteúdo principal entregue no curso. É importante oferecer referências para o público, fazer conexões com outras ideias e possibilitar que ele explore tudo que envolve o tema.

Por isso, oferecer links externos é sempre uma ótima ideia na realização de um curso. Um ebook utilizado como referência, uma imagem que resume a matéria, o link para um vídeo da aplicação prática do conteúdo. Quanto mais você disponibilizar, mais provável é a fixação do assunto abordado. 

PÍLULA

Como já falamos por aqui, esse formato de ensino que mais tem ganhado espaço no meio da educação online. A proposta nada mais é do que dividir o conteúdo do curso em pequenas pílulas de conhecimento, que o público pode consumir de forma rápida e clara.

Faça vídeos, traga resumos, produza áudios ou esquemas visuais, a única regra é tornar o aprendizado mais ágil e fácil de se consumir. 

E QUAL É O MELHOR FORMATO?

Cada forma de transmitir um conteúdo tem seus prós e contras, adaptando-se melhor de acordo com a proposta do seu curso ou treinamento corporativo. É importante saber qual é o seu objetivo, como seu público interage com diferentes formatos e quais são as ferramentas que você tem para desenvolver essa capacitação.

A StarLearning oferece uma plataforma online completa, onde você pode montar o seu treinamento da forma que preferir e acompanhar em tempo real o desempenho do seu público.

Com experiência em diferentes nichos de mercado, você recebe suporte para encontrar e implementar o modelo ideal e alcançar os resultados que a sua empresa almeja.

Fale já conosco e vamos conversar sobre formatos de treinamento online.