StarLearning

Saiba mais sobre a técnica e como você pode aumentar o engajamento em treinamentos corporativos através dela.

Você já ouviu falar em gamificação? Se a sua primeira associação foi ao universo dos games, está no caminho certo. Gamificação, do termo em inglês “gamification”, é uma técnica que utiliza recursos de jogos em outras áreas, com o objetivo de incentivar comportamentos, despertar a curiosidade e facilitar o aprendizado de conteúdos.

E com a interconexão da educação e do trabalho no meio online, a técnica ganha espaço como um grande recurso para dinâmicas de equipe, reuniões de trabalho e treinamentos corporativos, por exemplo.

Quer entender como isso funciona? Confira abaixo!

GERAÇÃO GAMER

Os games fazem parte do dia a dia de boa parte da população brasileira. Segundo a Pesquisa Game Brasil, atualmente, cerca de 72% das pessoas jogam em algum dispositivo no país. E dentre essas pessoas, 57,8% possuem entre 20 e 34 anos.

Essa geração cresceu com o avanço dos jogos, estando acostumada às mecânicas desse universo. Hoje, esse é o público que está em início de carreira ou já consolidando sua trajetória no mercado. Dessa forma, utilizar a gamificação foi uma das formas mais certeiras encontradas pelas empresas para engajar esses colaboradores.

Uma prova disso? Segundo estudo da Gallup realizado em 2017, aproximadamente 70% das 2.000 maiores empresas globais já possuíam ao menos uma ação interna baseada em gamificação. E com o avançar da tecnologia e da entrada dessa geração no mercado, esse número tende a aumentar cada vez mais.

TREINAMENTO ON

Entre as várias utilidades da gamificação no ambiente profissional, destaca-se o uso em treinamentos e desenvolvimento de colaboradores, onde o objetivo é o aprendizado. Nesse contexto, a gamificação auxilia a conquistar a atenção do usuário, o que colabora na melhor fixação do conteúdo aprendido.

Treinamentos com simulação também são comuns à técnica. Entre a equipe, por um lado, a gamificação ajuda a desenvolver e fortalecer relações pessoais; já entre colaborador e cliente, o recurso auxilia na melhoria da desenvoltura no atendimento através da prática.

BENEFÍCIOS DA GAMIFICAÇÃO

Além das vantagens que você já conferiu ao longo da matéria, a gamificação ainda apresenta uma série de benefícios ao ambiente corporativo. Confira alguns abaixo:

● Eleva o engajamento (envolvimento) da equipe

● Fortalece a imagem positiva da empresa

● Promove maior interação entre clientes e marca

● Cria ambientes mais harmônicos

● Simplifica a transmissão e assimilação de conteúdos

● Muda a visão da equipe sobre atividades monótonas com recompensas

● Incentiva a competitividade saudável e o espírito de equipe

PRONTO PARA JOGAR?

Se você ficou interessado em colocar em prática iniciativas de ensino com gamificação, você precisa começar com a escolha da plataforma ideal para isso. A StarLearning possibilita que você crie treinamentos, capacitações, cursos livres e muito mais, sempre utilizando o recurso para engajar a sua equipe.

Crie times, realize testes, mantenha um ranking geral e individual atualizado, proporcionando a sensação de que seus colaboradores estão participando de um game de verdade. Fale conosco e vamos construir essa nova solução para o seu negócio.