StarLearning

Saiba mais sobre o recurso estratégico que transforma informações em potencial competitivo nas organizações.

Cada vez mais o mercado enxerga a necessidade de se manter atualizado. Seja na utilização de um novo recurso tecnológico, no desenvolvimento de novas skills ou na adaptação a um novo tipo de consumidor. Com o mundo sempre em avanço, é preciso mudar junto para não ficar para trás.

É nesse contexto que a Gestão do Conhecimento (GC) ganha espaço nas empresas. Do inglês Knowledge Management (KM), a prática conecta informações e necessidades, em um processo de criar, compartilhar, utilizar e controlar o conhecimento de uma organização em favor dos seus objetivos.

Mas e na prática, você sabe como ela pode influenciar a sua empresa? A seguir, a gente apresenta alguns exemplos que vão fazer você entender a importância do recurso. Confira:

#1 EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Quando a sua empresa faz uso da Gestão do Conhecimento, você está sempre atento às capacidades e limitações de cada colaborador. E ao identificar o que pode melhorar ou ser corrigido, você pode desenvolver iniciativas de educação corporativa de acordo com essas necessidades.

A GC possibilita capacitar talentos, criar oportunidades de crescimento, corrigir falhas e aumentar a produtividade interna do seu negócio.

#2 MAPEAMENTO ESTRATÉGICO

Gestão do Conhecimento é entender a sua empresa como um todo, transformando informação em valor através de mudanças estratégicas que levam a sua empresa em direção aos resultados almejados.

Ao mapear e entender os seus fatores positivos, negativos e oportunidades, você otimiza cada vez mais a qualidade do seu produto, processos e constrói um ambiente saudável para um maior engajamento da equipe.

#3 ANÁLISE DE DESEMPENHO

O conhecimento gera informação e a informação deve ser usada em favor da melhora. Ao analisar o desempenho geral e individual de cada setor, você entende cada vez mais a sua equipe, suas qualidades, defeitos e como adaptá-las para o desenvolvimento da empresa.

Dessa forma, é possível fazer mudanças de ambiente, encontrar novas posições para talentos e aumentar o nível de engajamento da sua equipe. Quando seus colaboradores produzem bem, a empresa ganha também.

#4 CONHECIMENTO TRANSMITIDO 

Através do recurso, você não precisa mais se preocupar com a falta de histórico sobre determinado setor ou atividade quando o responsável não está disponível para passar a informação a diante.

Gestão do Conhecimento é sobre sistematizar informações, cultura organizacional e histórico de forma que todos tenham acesso. Afinal, a empresa é feita por todos, certo?

GC E A TECNOLOGIA

Para facilitar a Gestão do Conhecimento, já existem com plataformas específicas para gerir dados, aprendizado e histórico da empresa, desenvolvendo cada funcionário de forma interativa e eficiente, além de acompanhar possibilitar o planejamento a curto, médio e longo prazo.

Esse é o caso da StarLearning, que oferece um sistema personalizado com foco em armazenar dados, gerir informações, desenvolver treinamentos corporativos online e manter gestores alinhados com as metas e resultados da empresa, tudo em tempo real.

E sabe o que é o melhor? Você pode falar conosco agora mesmo e marcar uma conversa para entender como a Gestão do Conhecimento pode ser aplicada à sua realidade e transformar o futuro do seu negócio.