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Conheça os benefícios de realizar treinamentos corporativos online na sua empresa.

Quando o assunto é educação, a busca por recursos online que substituam o presencial já não é novidade. Entre 2009 e 2019, o INEP verificou um aumento de 378,9% no número de pessoas adeptas do EaD. O número vai de encontro à pesquisa da NZN Intelligence, que em 2017 já apontava que 90% dos brasileiros com acesso a internet estariam interessados em fazer cursos online.

Essa tendência reflete o futuro da educação, que acompanha as novas gerações. Segundo pesquisa da Pearson, 47% dos jovens entre 10 e 23 anos aprendem mais por meio de aplicativos, YouTube e games do que por formas tradicionais de ensino. E isso não é uma característica exclusiva da Geração Z, já que 44% dos Millennials – nascidos entre 1980 e 1994 – afirmaram que preferem cursos online e formas mais flexíveis de aprendizagem.

Tendo em vista esse cenário, será que os treinamentos corporativos presenciais ainda são a melhor ideia para empresas? Vem saber mais sobre o assunto e as diferenças entre cursos online e presenciais no ambiente de trabalho.

ONLINE X PRESENCIAL

Os treinamentos corporativos podem auxiliar de diferentes formas no dia a dia de trabalho. Seja para solucionar alguma falha operacional, apresentar um novo recurso ou desenvolver colaboradores, são várias as vantagens de realizar treinamentos corporativos.

E antigamente, a única possibilidade deles acontecerem seria na modalidade presencial. Era necessário reservar locais fora do ambiente de trabalho para reunir toda a equipe, gastando com transporte, acomodação, alimentação e tendo um custo elevado para contratar profissionais que viabilizassem o curso.

Mas e se fosse na empresa? Ainda assim, seria preciso ter boa parte dos mesmos gastos, além de espaços específicos para a realização do curso e uma organização mais complexa de escalas para não parar o funcionamento da empresa.

Por isso, ao surgir a possibilidade de realizar cursos online para os funcionários, muitas empresas migraram para a modalidade EAD. Confira abaixo as vantagens de realizar treinamentos corporativos online em relação ao modo presencial:

#1 MENOS CUSTOS

Como não há necessidade de profissionais ministrando as aulas de forma presencial, nem mesmo a organização de espaços físicos ou produção de material impresso para os alunos, os treinamentos online já reduzem custos desde a organização inicial.

Além disso, é possível disponibilizar o curso para mais pessoas e de forma mais rápida, otimizando tanto a entrega quanto o tempo investido na qualificação.

#2 MAIOR FLEXIBILIDADE

Por ser possível acessar através de qualquer celular ou computador, o colaborador pode escolher o melhor horário para realizar o curso. Assim, ele adapta a capacitação a sua rotina, sem precisar, por exemplo, deixar de fazer uma rota importante para suas vendas, porque coincide com o horário fixo do treinamento presencial na empresa.

#3 MENOS DESLOCAMENTOS

Da mesma maneira, a possibilidade de acessar a plataforma de e-learning de onde estiver diminui os deslocamentos do colaborador. Seja em um gasto que a empresa pagaria ou que viria do próprio funcionário, a economia já auxilia e se torna menos um impeditivo para a conclusão do curso.

#4 MATERIAL DE APOIO ATUALIZADO

Nos treinamentos online, é possível manter sempre atualizado o material de apoio de cada qualificação. Encontrou algum ponto que não ficou claro ou tem algum erro que passou despercebido? Em poucos minutos, pode-se gerar e fazer o upload de um novo material no sistema, sem prejudicar quem já está com acesso à plataforma.

#5 MELHOR FIXAÇÃO

E falando em material, os Learning Management System (LMS) ou plataformas de gestão de conhecimento, que são os sistemas geralmente utilizados nessas situações, permitem muito mais recursos além do texto para a aprendizagem.

A StarLearning, por exemplo, oferece uma plataforma completa de gestão de conhecimento com textos, vídeos, áudios, imagens e o que mais for necessário para a fixação do conteúdo do treinamento.

“Na StarLearning, além de possuírmos suporte para os mais diversos tipos de conteúdo, uma interface extremamente familiar e um ambiente de ensino virtual integrado, também conseguimos entregar ao gestor dados incríveis gerados com a nossa inteligência artificial que podem auxiliar os criadores de conteúdo a entender em que parte do conteúdo o usuário aprende mais, conseguindo assim, melhorar continuamente o seu treinamento” Alan Velasques, CEO StarLearning

Além das diversas possibilidades de conteúdo na plataforma, a StarLearning ainda conta com:

– Sistema em White Label (100% personalizado)

– Acompanhamento em tempo real dos resultados

– Geração de relatórios de desempenho

– Interface mobile first

– Conectividade com qualquer sistema

E muito mais!

Se você ficou interessado em implementar treinamentos online na sua empresa ou tem alguma dúvida sobre como esse recurso poderia ajudar na sua área, fale conosco e vamos encontrar a melhor solução para você.