StarLearning

Saiba tudo sobre a metodologia que intercala descanso e trabalho para elevar o rendimento de profissionais e estudantes no mundo inteiro.

Você sabia que o cérebro humano só consegue manter o foco por no máximo 30 minutos em uma única atividade? É que com o avanço da internet e o aumento crescente de estímulos aos quais estamos expostos, manter a concentração em uma atividade tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil.

E tendo em vista o problema global de falta de foco, surgem muitas técnicas para auxiliar profissionais e estudantes a driblar esse problema. Esse é o caso do Método de Pomodoro, já ouviu falar?

O QUE É O MÉTODO DE POMODORO?

A palavra “Pomodoro”, em italiano, significa “tomate”, fruta que inspirou Francesco Cirillo a desenvolver a técnica. Nos anos 80, o italiano utilizou um timer de cozinha no formato de tomate para contabilizar o tempo dedicado às atividades e aos intervalos para descanso.

A técnica do italiano consiste então em um período de 25 minutos de foco absoluto em que você se compromete que nada e nem ninguém irá interromper o que está fazendo. Após esse tempo, você descansa por 5 minutos e retoma o ciclo novamente.

Ao repetir o ciclo quatro vezes, você terá tido 100 minutos de produção e 20 de descanso, podendo descansar meia hora até retomar o próximo ciclo de Pomodoro.

COMO UTILIZAR O MÉTODO?

A metodologia pode ser usada por qualquer pessoa com uma tarefa e um cronômetro, mas possui grande sucesso entre estudantes e profissionais de escritório. Seja para finalizar uma leitura, um relatório ou escrever um trabalho complexo, o método otimiza o tempo, evitando que se perca o foco e a motivação durante um longo período sobre uma atividade.

Mas o Pomodoro pode ser adaptado para o dia a dia geral, aplicando pequenas pausas de descanso para realizar uma atividade com melhor foco ou mesmo encontrar uma solução para um problema depois de espairecer por alguns minutos.

POMODORO E MICROLEARNING

Dividir uma tarefa complexa em partes, com pequenos intervalos para auxiliar na otimização do tempo e no melhor rendimento naquela atividade. Soou familiar? A filosofia do método de Pomodoro pode ser encontrada na base da técnica de microlearning, que ajuda você a levar conhecimento para sua equipe de forma mais prática, fácil e eficiente.

Através de treinamentos interativos, atualizados e, principalmente, de curta duração, o microlearning permite que colaboradores desenvolvam novas skills, corrijam erros de processos, atualizem-se sobre a empresa e seus negócios, e muito mais.

Ficou interessado em saber mais sobre as técnicas e aplicar no dia a dia da sua empresa? Fale conosco e conheça a plataforma online de gestão de conhecimento da StarLearning, preparada para auxiliar a sua empresa a alcançar resultados que vão além do sucesso.