StarLearning

Entenda como a prática está transformando a maneira de ensinar e aprender com mais eficiência hoje em dia.

O mundo está mais conectado do que nunca. Entre diferentes tecnologias, novos conteúdos, mundo on e realidade off, o tempo de atenção das pessoas reduz cada vez mais, e já se estima que adultos consigam focar apenas por 20 minutos em um conteúdo.

Sabendo disso, investir em capacitações de longa duração para a sua equipe ainda soa como uma boa ideia?

Conheça o microlearning

O microlearning é um método de ensino moderno e acelerado. Através de conteúdos fracionados e com curta duração, a metodologia otimiza o tempo de concentração de quem aprende e simplifica assuntos complexos para a sua melhor absorção.

Em resumo, o que a metodologia faz é distribuir um conteúdo complexo em várias etapas. Dessa forma, facilita-se o aprendizado do estudante sem perder o aprofundamento no assunto, que ainda é englobado como um todo nas pequenas doses de conhecimento.

Como funciona a metodologia?

Além de dividir o conteúdo em pequenas aulas e atividades, o microlearning também aposta em recursos diferentes para transmitir conhecimento. Você pode utilizar vídeos curtos, textos, imagens, apresentações, áudios, entre outras diversas ferramentas para conquistar a atenção do público.

“O microlearning é a melhor maneira de se acompanhar o consumo dos conteúdos, pois as pequenas questões sobre eles dão o feedback perfeito para saber se a pessoa de fato prestou atenção no que estava estudando. Em um vídeo, por exemplo, se formos acompanhar se ele foi executado até o final, não quer dizer nem se a pessoa estava assistindo, muito menos saber se ela estava prestando atenção.”

Luiz H. L. Rossi, CTO

Com a facilidade de ensino de conteúdos rápidos e em formato EAD, o microlearning tem se popularizado entre opções de treinamento corporativo. As empresas encontram na metodologia uma maneira mais fácil de capacitar colaboradores em um tempo menor, com baixo investimento e resultados mais expressivos.

Microlearning é para a minha empresa?

Como vimos, são várias as vantagens de utilizar a metodologia de ensino atualmente. Mas será que microlearning é o método de educação corporativa ideal para a sua empresa? Listamos, abaixo, três situações onde você pode aproveitar a ferramenta no dia a dia do seu negócio:

1. Treinamento para contextualização

É possível aplicar o microlearning em uma situação em que é preciso apresentar uma novidade para equipe ou grupo de colaboradores.

EXEMPLO

Vai lançar um novo produto, serviço ou implementar uma mudança que afeta a rotina de trabalho? Invista em um treinamento rápido para contextualizar o seu pessoal e teste os conhecimentos adquiridos para garantir a fixação.

2. Treinamento de atualização

Outra alternativa é para a hora de renovar um conhecimento, seja por ter muitas pessoas novas na equipe, por alguma mudança pontual ou, simplesmente, porque algo combinado se perdeu.

EXEMPLO

Mudou o sistema de ponto? Por que não desenvolver um pequeno conteúdo com o novo passo a passo e disponibilizar para todos em alguma plataforma online LMS (Learning Management System)?

3. Treinamento para correção 

Está notando erros em processos ou algum mal entendido virou prática comum entre a equipe? Resolva com mais rapidez e assertividade com o microlearning.

EXEMPLO

A equipe de vendas está oferecendo o produto para o público errado e isso está gerando um desperdício de tempo e dinheiro? Atualize os colaboradores com um treinamento rápido e transforme a capacitação em um conteúdo de consulta para futuras vendas.

Quer ver uma aplicação prática e recente da técnica? Confira aqui a parceria da StarLearning com o SIMERS, que utilizou o microlearning para treinar médicos recém formados em práticas de UTI para atuação na pandemia de COVID-19.

E se você quer fazer a diferença na educação corporativa da sua empresa, fale já conosco e vamos conversar sobre o projeto ideal para você.