StarLearning

Entenda o que é o conceito e por que ele é essencial para a carreira de quem quer crescer no mercado hoje em dia.

O aprendizado sempre foi protagonista da evolução humana. A cada descoberta, a sociedade se desenvolve e avança, abrindo espaço para que o processo continue e mais pessoas adquiram, compartilhem e gerem novos conhecimentos.

E com o ritmo acelerado de hoje em dia e a quantidade de novas informações surgindo a todo momento, pode ser complicado se manter atualizado sobre as novidades que afetam a nossa vida. Por isso, o lifelong learning tem se tornado cada vez mais essencial no âmbito pessoal, social e, principalmente, profissional.

Quer saber como? Confira abaixo!

O que é lifelong learning?

Antes de tudo, é preciso entender o que significa lifelong learning. Em tradução direta, o conceito pode ser explicado como “educação ao longo da vida”. Ou seja, lifelong learning é não parar de estudar após sair do colégio ou conquistar um diploma da faculdade, mas continuar aprendendo e agregando conhecimento para além da sala de aula.

Para o Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), a instituição que representa a prática no mundo, o lifelong learning é uma forma de pensar que torna o processo de aprendizagem mais democrático, estimulante, permanente, voluntário e produtivo.

O conceito tem um propósito simples e direto: estimular a continuidade dos estudos. E considerando o mercado competitivo atual e as novas tecnologias que ganham espaço todos os dias, ser um lifelong learner é uma característica fundamental para o sucesso.

Lifelong learning e o mercado

No ambiente corporativo, o conceito reflete na constante busca por atualização e novas skills para incrementar o currículo do profissional. E a prática já se mostra como uma tendência em ascensão, já que hoje cerca de 73% dos estadunidenses se consideram lifelong learners por motivos pessoais e profissionais, na mesma medida.

No Brasil, o cenário não é muito diferente. Apenas entre 2020 e 2021, a procura por cursos de qualificação cresceu mais de 100% em plataformas online. A tendência é que a busca por qualificação extra continue a aumentar, já que é uma forma de se diferenciar no mercado, crescer na empresa ou se capacitar para o ingresso em outra área.

Mas e na prática, quais são os benefícios?

Como você já deve ter entendido, manter um aprendizado continuado traz muitos benefícios, já que auxilia o profissional a se desenvolver e eleva o nível da mão de obra na empresa. Listamos abaixo outras vantagens do lifelong learning:

para as empresas

– Maior retenção de talentos

– Diminuição da rotatividade

– Produtividade elevada

– Fortalecimento da cultura da marca

para os colaboradores

– Maior diferenciação e salários

– Alta capacidade de adaptação

– Mais oportunidades de mercado

– Domínio de novas tecnologias

Conhecimento que se expande

Agora, além de plataformas completas e inovadoras para hospedagem e acompanhamento de treinamentos, empresas parceiras da StarLearning poderão contar com conteúdos didáticos e interativos para estabelecer a prática de lifelong learning com suas equipes.

Esse é o resultado da colaboração entre a StarLearning e a Sagah, empresa que oferece aulas com objetos de aprendizagem diversificados, didáticos e interativos para IES públicas e privadas.

“Recentemente, formalizamos uma parceria com a Sagah, unidade de negócios da +A Educação, oferecendo um conteúdo didático e interativo baseado em metodologias ativas de aprendizagem que permite a criação de trilhas de aprendizagem contextualizadas aos diferentes perfis de usuário. São mais de 20.000 unidades de aprendizagem à disposição para customização das trilhas.”

Willian Adami (COO da StarLearning)

Através da nova solução em educação corporativa, a sua empresa poderá investir na retenção e desenvolvimento de talentos para impulsionar a sua produtividade, enquanto seus colaboradores terão acesso a conteúdos de qualidade que farão a diferença no currículo profissional deles.
Com o lifelong learning, tanto empresa quanto funcionário saem ganhando. Fale conosco e comece já a fazer parte dessa tendência também.