StarLearning

Descubra como funciona o método de análise comportamental e como reduzir a rotatividade na sua empresa de forma rápida e efetiva.

Já ouviu falar em índice de turnover? Com origem no inglês, o conceito indica a taxa de rotatividade de uma empresa, calculada com base na relação de entradas e saídas de funcionários. Quanto mais alta, menos eficiente está sendo a contratação e manutenção de talentos na organização. E como estamos nessa contagem?

Segundo levantamento do U.S. Bureau of labor statistics, a taxa de turnover nos Estados Unidos se manteve em uma média de 3,2% ao mês nos últimos anos. Já no Brasil, o último relatório oficial de 2016 apontou a maior taxa do mundo: 82% de índice turnover. O índice diminuiu nos últimos anos, mas ainda estamos longe do ideal.

Mas qual é a relação entre o teste de perfil comportamental e a rotatividade de na sua empresa? Antes, vamos entender o que é o teste e qual é a sua importância.

TESTE DE PERFIL COMPORTAMENTAL

O teste de perfil comportamental é um instrumento de avaliação de personalidade com base em comportamento. A partir de um questionário com situações, é possível entender como cada indivíduo reage em determinado contexto e designá-lo a uma categoria com base em suas principais características.

Nos últimos anos, o teste de perfil comportamental se tornou muito comum em processos seletivos. Já que é possível conhecer e entender o candidato com mais profundidade do que em entrevistas, o teste torna mais certeira a escolha por perfis profissionais que melhor se encaixam com a vaga e/ou cultura da empresa.

Com contratações precisas e eficientes, alinhadas a avaliações constantes de clima organizacional, é possível constituir equipes sinérgicas e reter talentos por muito mais tempo. Afinal, você conhece muito melhor quem está contratando.

QUANDO APLICAR UM TESTE?

Mas não é apenas na contratação que os testes podem ajudar a manter uma baixa rotatividade e aumentar a sua produtividade. Os testes mapeiam competências como capacidade de tomada de decisões, reação à pressão, nível de engajamento e tendência de liderança. Dessa forma, você pode utilizar testes de perfis em diferentes momentos, como:

– Promoção de funcionários;

– Orientação vocacional;

– Análise de clima organizacional;

– Mudança estratégica de atuação.

E se você pudesse realizar esses testes de forma rápida, completa e customizável para diferentes situações com base na necessidade da sua empresa?

PLATAFORMA DIGITAL

Nos últimos anos, surgiram novas tecnologias para auxiliar profissionais de capital humano na realização de testes de perfil comportamental. A StarLearning, por exemplo, oferece uma plataforma personalizável para criação de questionários, armazenamento de dados e emissão de relatórios para a análise dos perfis.

“No StarLearning, temos um sistema completo de criação de questionários, banco de questões, análise de resultados e avaliação inteligente do nível de dificuldade das questões baseada nas respostas dos usuários, e tudo isso disponível na palma da mão para auxiliar tanto o gestor, quanto o colaborador no crescimento profissional.” Alan Velasques Santos – CEO

Contratar de forma certeira e analisar a performance e nível de engajamento dos colaboradores é essencial para o bem-estar da empresa. Comece já a aplicar testes de perfis comportamentais e otimize a sua produtividade, reduza a taxa de rotatividade e crie uma cultura mais harmônica para quem constrói o seu negócio com você.

Fale já conosco e conheça as possibilidades para plataforma de teste de perfil comportamental oferecidas pela StarLearning.