StarLearning

Conheça algumas iniciativas de mercado que transformaram setores com a digitalização de processos e serviços.

A adaptação do mundo para o meio digital ocorre desde os anos 90. Com a maior difusão de computadores pessoais, internet, celulares e demais tecnologias, vimos o digital tomar forma e, alguns anos a frente, dominar tanto as nossas vidas como o mercado.

Nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, foi identificada uma aceleração ainda maior da digitalização das empresas. Segundo a pesquisa Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020, estima-se que a pandemia tenha feito cerca de 87% das empresas brasileiras apressarem seus projetos de digitalização.

Tendo em vista esse cenário, é impossível evitar mudanças em alguns nichos, antes dominados por tecnologias analógicas. Confira abaixo as maiores mudanças notadas no Brasil e no mundo:

VAI PRA ONDE?

Já faz algum tempo que não sabemos como é o deslocamento pela cidade sem os motoristas de aplicativo. A tecnologia revolucionou o setor de transporte, possibilitando uma mudança econômica e cultural em todo o mundo.

Aplicativos como Uber, 99 e InDriver atenderam à demanda social do imediatismo no transporte com fácil acesso à tecnologia. Segundo dados da CNDL 2019, cerca de 65% dos brasileiros preferem aplicativos do que táxis ou ônibus (CNDL).

E o futuro do setor tende a continuar assim, já que 62% dos jovens da geração Z que utilizam aplicativo acham dispensável a compra de um carro, segundo o estudo Global Automotive Consumer Study: Future of Automotive Technologies. Será que tem volta?

FOME DE DELIVERY

A remodelação das entregas a domicílio exigiu uma rápida adaptação de mercados, restaurantes e outros estabelecimentos. Com o aumento de aplicativos de entrega a partir de 2016, o mundo presenciou novamente a influência da internet e da tecnologia nas mudanças do modo de vida das pessoas.

Em 2018, uma pesquisa do Qualibest apontou que em torno de 50% dos internautas brasileiros utilizavam aplicativos de delivery de comida. Já em 2020, esse número saltou para 76%, muito baseado na grande oferta e procura do público ocasionada pela pandemia.

Não há como negar que os aplicativos de entrega de comida se tornaram parceiros da rotina dos brasileiros, o que tende a continuar conforme a vida volta ao normal.

DO HOME OFFICE AO FUTURO

Outro fator intensificado pela pandemia, o home office chegou para mudar não apenas um setor em particular, mas toda a estrutura de trabalho do mundo. Esse modelo de trabalho trouxe a reestruturação dos escritórios e funções, agora adaptados para o mundo online e, só no Brasil, o home office se tornou padrão para 43% das empresas do país.

Muito do sucesso do formato deve-se aos benefícios para equipe e empresa. Além de segurança, conforto e praticidade, o modelo de home office possibilitou redução de custos e intensificou a inserção de recursos tecnológicos que otimizam a produção.

Agora, já se aponta que muitos negócios comecem a optar por um modelo officeless, que se configura como um passo além a partir do home office. É a tecnologia transformando a forma de trabalhar, seus recursos e a vida de quem está no processo.

QUALIFICAR PARA EVOLUIR JUNTO

Na área de treinamentos corporativos, a tecnologia aponta como uma tendência que otimiza, impulsiona e transforma a evolução de profissionais dos mais diferentes setores do mercado.

A necessidade de deslocar colaboradores pela cidade, desorganizar rotinas de produção e ter custos extras com comida, material físico e espaço já não fazem mais parte do dia a dia do mercado. E essa mudança tem muito a ver com as plataformas online de treinamento.

Com a implementação de plataformas como a StarLearning, por exemplo, empresas podem desenvolver capacitações, treinamentos e cursos livres online. É possível disponibilizar diferentes formatos de materiais, monitorar o rendimento dos colaboradores e permitir que a equipe organize seus horários por conta, acessando o conteúdo de onde estiver.

Essa é uma mudança que veio para ficar. E você, já começou a organizar os seus treinamentos corporativos online? Fale conosco e vamos desenvolver a solução em educação ideal para os objetivos da sua empresa.