StarLearning

Entenda esse movimento do mercado e como ele impulsiona a produtividade de empresas que adotam o novo modelo de trabalho.

Não é de hoje que o avanço da tecnologia tem impulsionado mudanças no mercado de trabalho, especialmente, nos modelos de funcionamento das empresas. O trabalho remoto surgiu como uma tendência e, hoje, já se destaca em adesão pelo Brasil e o mundo.

Antes da pandemia, o IBGE estimava que cerca de 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam nessa modalidade. E, durante o período de isolamento social, esse número cresceu: em 2020, o instituto apontou um salto para 8,2 milhões de profissionais dentro da estatística.

Ao todo, conforme levantamento da consultoria BTA, aderir a um formato de trabalho remoto se tornou padrão para, aproximadamente, 43% das empresas brasileiras. E a tendência aponta para uma pequena diminuição no mundo pós-coronavírus.

E com o home office crescendo e mostrando resultado, outra tendência ganhou cada vez mais adeptos no mundo: o modelo officeless.

O QUE É SER OFFICELESS?

Em tradução literal do inglês, o termo officeless pode ser entendido como “menos escritório”. Esse conceito norteia um movimento que rompe com a forma tradicional de se trabalhar, tendo em vista alcançar maior produtividade através de colaboradores cada vez mais autônomos.

Officeless é o passo seguinte ao home office. Enquanto um entende o simples trabalho de casa como uma alternativa ao presencial – e apenas adapta o sistema da sede para outro ambiente -, o outro vai além, oferecendo ao colaborador liberdade para trabalhar de onde quiser, suprindo suas necessidades técnicas e realizando uma mudança mais profunda na cultura da empresa.

A ideia surgiu na área das startups de tecnologia, impulsionada pela aposta em liberdade com produtividade. Para isso, as empresas que adotam o modelo de trabalho devem ter em mente os três pilares que constituem ser officeless: autonomia, propósito e confiança.

VANTAGENS DO MODELO OFFICELESS

Você já entendeu que o formato officeless é inovador e que cada vez mais empresas estão adotando, certo? Mas para entender porque ele é considerado o futuro do trabalho, listamos algumas vantagens abaixo:

– Mais autonomia e responsabilidade;

– Aumento de produtividade;

– Diminuição dos custos com espaços físicos;

– Flexibilidade de horários;

– Melhora na qualidade de vida da equipe;

– Mais foco e motivação para entregas;

– Melhores resultados a curto prazo.

FAZER O MELHOR DE QUALQUER LUGAR

A StarLearning é um exemplo de empresa brasileira que adotou o modelo de trabalho officeless. Atualmente, a marca conta com colaboradores por todo país, contratando profissionais com base em skills específicas e alinhamento com cada projeto, não apenas pela localização geográfica.

“Para a StarLearning, adotar o modelo officeless foi transformador. Agora não dependemos mais de horário, distância, local e nenhum outro fator físico para contratarmos pessoas e buscarmos clientes. Nossa única preocupação é no conhecimento e na entrega dos nossos colaboradores, não importando o horário e o local onde eles se encontram.”

Alan Velasques (CEO da StarLearning)

Além de proporcionar uma equipe com diferentes experiências trabalhando de locais distintos de maneira autônoma, o formato officeless também permite à StarLearning fechar parcerias à distância. Esse foi o caso da Petrofoco, empresa de treinamento de Vitória-ES:

“A Petrofoco utiliza a StarLearning desde o início e a ferramenta ajudou muitos de nossos alunos a otimizarem o seu tempo de estudo, aumentando sua chance de sucesso. A ferramenta é intuitiva e muito fácil de usar e configurar, tanto pelos alunos como pelos professores/instrutores e administradores.”

Henri Fiorenza (Petrofoco Treinamento)

E se você estiver se perguntando por onde começar a implementar essa mudança no seu negócio e aderir à tendência, fale conosco e vamos encontrar a solução ideal em tecnologia para você levar a sua empresa em direção a esse novo futuro.