StarLearning

As skills gap surgem em decorrência da rapidez da tecnologia e do tempo de assimilação das informações por parte do ser humano. Quer entender mais sobre as skills gap e saber como evitá-las? Continue a leitura abaixo!

A tecnologia se caracteriza pelo crescimento exponencial, e o aprendizado do ser humano pela forma linear de assimilar informações. Dessa forma, absorver determinada mensagem leva mais tempo, enquanto o surgimento de novas tecnologias e ferramentas surgem com rapidez. Entretanto, da mesma forma que profissionais necessitam buscar formas de adquirir novas habilidades e competências, a fim de completar essa lacuna, empresas também precisam desenvolver ações que ajudem seus colaboradores a absorverem de forma moderada novos aprendizados.

O que é skill gap?

No contexto educacional, existem skills gap, que em sua tradução significa lacuna de habilidades. A “janela” entre as habilidades que as empresas exigem e as habilidades reais que o profissional apresenta é uma skill gap. Essa discrepância de habilidades pode ser referente a alguma capacitação ou comportamento, por exemplo, um profissional que é formado em determinado curso, mas que não apresenta aptidão em tal área para exercer a função, ou alguém que não possui inteligência emocional para lidar com críticas construtivas no trabalho.

Segundo dados do Relatório Global Lacuna de Habilidades, desenvolvido pela plataforma Udemy, o Brasil está no topo do ranking quando o assunto é sentir que existe skill gap no mercado de trabalho.

Mas como as empresas podem auxiliar os seus colaboradores nesta jornada de aprendizado?

Tanto profissionais quanto empresas possuem o compromisso de preencher essas lacunas, seja buscando por atualizações ou fornecendo as ferramentas necessárias para seus colaboradores se aprimorarem.

Trouxemos 3 dicas que podem ajudar a sua empresa a diminuir os skills gaps dos seus funcionários:

  1. Forneça treinamentos

A melhor forma de manter os seus colaboradores atualizados e com a certeza de que irão aprender determinado tema, é fornecer treinamentos na empresa, esses podem ser tanto online quanto presenciais, escolha o formato mais adequado para o seu negócio e proporcione conhecimento para seus funcionários.

  • Defina quais as habilidades que a empresa exige

Ao abrir uma vaga de emprego, defina quais serão as habilidades essenciais, recrute apenas quem apresentar ter esse conhecimento e realize testes ao longo da seleção, para ter certeza de que o candidato está apto à vaga.

  • Avalie quais são as lacunas atuais

Com a realização de testes e metrificação é possível identificar quais as skills gaps atuais no quadro de funcionários. A plataforma da Starlearning oferece esse serviço e pode ajudar a sua empresa a identificar e avaliar as lacunas presentes no momento.

Com a Starlearning a sua empresa encontra as soluções necessárias para evitar a existência de skills gaps no quadro de funcionários. A plataforma oferece análise de dados para que você possa metrificar o desempenho dos seus colaboradores, além disso, a Starlearning também é um espaço de treinamento online, o que influencia no fechamento dessas lacunas, proporcionando maior aprendizado e estimulando novas habilidades.

Quer vivenciar isso na sua empresa? Entre em contato conosco e conheça tudo que a nossa plataforma tem a oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *