COMO MELHORAR O ENGAJAMENTO VIA AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO?

Entenda a importância de realizar avaliações de desempenho com colaboradores e como essa ação pode impactar positivamente na sua empresa.

Pode-se dizer que já é senso comum que a qualidade de vida de um colaborador afeta diretamente a sua produtividade na empresa. Afinal, segundo estudos realizados pela Universidade de Oxford, colaboradores que se consideram felizes são até 13% mais produtivos, sabia?

E em um momento em que o mundo enfrenta uma queda de +1% engajamento no trabalho, é hora dos profissionais de Recursos Humanos voltarem sua atenção para métodos que colaboram com a melhora desse fator. Entre eles, é possível indicar um recurso indispensável: as avaliações de desempenho.

Quer entender melhor como isso funciona? Continue a leitura abaixo!

O QUE É AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?

A avaliação de desempenho é um recurso utilizado para entender e mensurar a performance dos funcionários de uma equipe, setor ou empresa. Através de análise de soft skills e hard skills, ou seja, habilidades interpessoais e capacidades técnicas, é possível entender como vai o desempenho do profissional e quais medidas precisam ser tomadas para resolver dificuldades ou desenvolver aptidões.

É através desse tipo de recurso que se definem promoções, bonificações, desligamentos, entre outros movimentos de quadro de equipe. Mas a avaliação de desempenho tem um impacto ainda maior na empresa, já que com os resultados individuais é possível entender melhor os pontos fracos e fortes de processos, aprimorando-os para gerar mais resultados.

POR QUE FAZER?

Acima de tudo, a avaliação de desempenho também funciona como um termômetro de performance para o colaborador. Esse é o momento de receber feedbacks, entender os pontos de destaque e quais são os planos da empresa para ajudá-lo a se desenvolver.

Segundo estudo global da consultoria ADP, feedbacks positivos geram inclusive 2,4 vezes mais engajamento na empresa. Então, pode-se entender que avaliações de desempenho e o compartilhamento de seus resultados têm papel fundamental na manutenção do nível de engajamento das equipes e nos resultados finais da empresa.

APLICAÇÃO E TECNOLOGIA DO SEU LADO

Entendemos então que a avaliação de desempenho pode auxiliar equipes de RH a entender a realidade da empresa, tomar decisões sobre planos de desenvolvimento, elevar o nível de engajamento interno e melhorar a performance da empresa no seu setor de atuação.

E na hora de aplicar, existem inúmeras formas de levar as avaliações de desempenho para a equipe, como: auto avaliação, avaliação de gestores, avaliação 360º (auto avaliação, avaliação de gestor e de colegas), avaliação por objetivos, entre muitas outras.

Afora esses métodos, as avaliações de desempenho podem utilizar ainda os treinamentos corporativos da sua empresa para gerar dados ricos para o processo. Ao utilizar plataformas de LMS (Learning Management System ou “Sistema de Gestão de Aprendizagem”), como a StarLearning, você alia tecnologia ao processo e garante relatórios que vão fazer a diferença na avaliação do desempenho de cada colaborador.

Através de métricas como visualização de conteúdos, tarefas realizadas e resultados de testes, é possível entender os pontos fracos, fortes e o nível de comprometimento do profissional. E com a StarLearning, você processa dados em tempo real para entender o cenário geral de equipes.

Ficou interessado em melhorar o engajamento dos seus funcionários e criar um ambiente propício para desenvolvimento de habilidades e resultados? Entre em contato conosco e vamos encontrar a solução StarLearning ideal para auxiliar você com dados e insights organizacionais em avaliações de desempenho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *