COMO A VÉSPERA DO NATAL AFETA O MERCADO?

Entenda mais sobre a influência da data na economia e como você pode controlar o efeito do Natal na sua empresa, aproveitando ao máximo a data comemorativa.

O Natal chega neste sábado, agitando a economia do Brasil e do mundo pela última vez

no ano. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Natal deste ano deve movimentar cerca de R$34,3 bilhões no varejo brasileiro, aproximadamente 4,3% a mais que no ano passado.

Mas não é apenas o varejo que é afetado pela data comemorativa. O período influencia diversos ramos da sociedade, uma vez que coincide com período de férias, segunda parcela do 13º e a criação de vagas temporárias – a previsão é que haja um crescimento de 10% na contratação em 2021.

Agora, quer entender como melhor aproveitar esse período para a sua empresa? Confira a seguir alguns tópicos importantes que separamos para você.

PLANEJAMENTO

Manter a sua empresa organizada e com planejamentos atualizados é uma necessidade para todos os períodos do ano. Porém, nos dias que antecedem o Natal, a organização é um fator crucial para o crescimento das vendas e/ou produção, deixando a sua empresa preparada para o “boom” do período, sem perder nenhuma oportunidade.

Reveja seu planejamento tendo em mãos os dados sobre estoque de produtos, histórico de vendas da época, necessidade de funcionários e demais informações relevantes. Nesse momento natalino, uma empresa bem preparada sai na frente da concorrência.


SAZONALIDADE

Empreendimentos litorâneos ou em regiões festivas – como em Gramado/RS, por exemplo – ou lojas com temática natalina possuem um grande fortalecimento financeiro nesse momento, muito em função do turismo e/ou da busca concentrada nesses produtos.

Se a sua empresa é privilegiada com esse fator, aproveite o momento para explorar o aumento de vendas para sua experiência. É em períodos como esse que você poderá desenvolver o seu negócio, funcionários e se preparar para outras datas que movimentam seu setor.


MATURIDADE DOS FUNCIONÁRIOS

Quando falamos em experiência, o histórico de funcionários que participam das campanhas de final de ano é um ponto chave no sucesso da empresa nessa época. A cada natal que o funcionário participa, mais preparado e maduro ele fica para desenvolver suas atividades em períodos intensos.

O Natal serve para desenvolver sua empresa e seus colaboradores ao mais alto nível. Mantenha controle sobre o desempenho, teste habilidades e esteja sempre atento à performance da sua equipe para aproveitar ao máximo o período.


E se você contar com a tecnologia para pôr em prática tudo isso?

Para auxiliar empresas a organizarem dados, treinar funcionários e manter o controle sobre planejamento, metas e demais informações relevantes para o sucesso, já é possível contar com plataformas de gestão do conhecimento, como a StarLearning.

Com a StarLearning, você tem todas as informações na palma da mão e em tempo real. Desenvolva equipes, controle o nível de engajamento e produtividade e prepare o seu negócio para vender muito mais em datas como o Natal.

O que você está esperando? Fale já conosco e vamos pensar no futuro da organização da sua empresa, seja para o Natal ou todos os 365 dias do ano.