StarLearning

Rotatividade, também conhecido como turnover, é um fenômeno que ocorre em várias empresas. Quando o fluxo de demissão e admissão é intenso, alguns malefícios podem ser desencadeados e gerar consequências negativas tanto para a empresa, quanto para o colaborador.

A rotatividade de uma empresa é controlada pelo setor de Recursos Humanos, o RH, é ele que poderá emitir um percentual de entradas e saídas de funcionários e acompanhar este processo afim de avaliar a intensidade da rotatividade.

Neste artigo, vamos explicar o que é rotatividade, e como esse processo pode ser diminuído com treinamentos corporativos. Continue a leitura!

O que é rotatividade?

Rotatividade ou turnover é a taxa de demissões de uma empresa. Corporações que apresentam algumas falhas em gestão podem ter o reflexo dos problemas nos altos índices de demissão. Fatores externos também podem influenciar esse fenômeno, como a oscilação da economia e a saturação do mercado de trabalho, por exemplo. Entretanto, aspectos internos tendem a ser a causa mais frequente de demissões.

Segundo pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado, no Brasil as causas de demissão podem ser resumidas em 5 situações: baixo desempenho, falta de aderência à cultura da organização, relacionamento ruim com a equipe, atrasos e faltas e baixa empatia com o superior.

Como treinamentos corporativos podem ajudar a diminuir a rotatividade?

A rotatividade, quando em altos números, gera impactos negativos e prejuízos para a empresa, como por exemplo as despesas com demissões e novas contratações. Entretanto, compreendendo as situações que causam a rotatividade, é possível mudar o cenário da empresa e promover uma mudança significativa para que os números de turnover sejam cada vez menores.

Uma das causas de demissão, segundo pesquisa realizada pela Robert Half, é o baixo desempenho de funcionários, que pode ser motivado pelas lacunas de habilidades, mais conhecidas como skills gap, ou seja, a “janela” entre as habilidades que as empresas exigem e as habilidades reais que o profissional apresenta.

Uma das formas de diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa é investir em treinamentos corporativos que serão essenciais para desenvolver as capacidades e habilidades dos seus colaboradores. A Starlearning pode ajudar a sua empresa a reverter as taxas de rotatividade através de uma plataforma de treinamentos corporativos.

Quer vivenciar isso na sua empresa? Entre em contato conosco pelo WhatsApp e saiba como a Starlearning pode ajudar você!