StarLearning

Entenda como o maior período de vendas do ano pode afetar positiva ou negativamente a sua empresa neste período.

O fim do ano é um momento de intensa atividade econômica no mundo todo. E, no Brasil, não poderia ser diferente. Além do verão chegando, compras de Natal a caminho e o tão esperado 13º salário do consumidor, o mercado já começa a acelerar na Black Friday.

A data estadunidense vem ganhando espaço com o passar dos anos e, em 2021, cerca de 62,5% dos lojistas brasileiros participarão das promoções em seus pontos de venda, segundo levantamento da Alshop. A pesquisa também mostrou que 18,8% dos lojistas gostariam de participar, mas não conseguirão devido à organização financeira.

Seja para quem for participar ou apenas almeja, o período de grande movimentação pode trazer um retorno positivo ou negativo para a empresa. Saiba como:

PLANEJAMENTO

Essa é a base de todo negócio de sucesso. Um planejamento eficaz ajuda você a aproveitar o momento atípico para intensificar as vendas e a produção da sua empresa, já que torna possível o preparo com antecedência, com mapeamento da necessidade de pessoal e estabelecimento de metas alcançáveis para a data.

Por outro lado, a ausência dele pode ocasionar a sobrecarga dos funcionários, instabilidade e ou mesmo impossibilitar o aproveitamento desses períodos, gerando um estoque excedente. Quer se preparar para as próximas datas? Invista em planejamento.

ADAPTAÇÃO PARA O FUTURO

Organizar o presente possibilita enxergar novos caminhos e oportunidades para o futuro. Quando você possui controle e uma visão clara sobre como a empresa reage em períodos como esse, é possível reorganizar equipe, recursos e produção para tirar o máximo de proveito das datas que seguem após Black Friday.

Ao não aproveitar o período ou dispensar a análise dos dados de venda, engajamento, estoque e demais variáveis, você tende a repetir erros em momentos semelhantes no futuro. Isso reflete em perdas que aumentam com o tempo, podendo levar a um estado crítico para suas finanças.

MATURIDADE E EXPERIÊNCIA

A experiência da empresa e dos funcionários em momentos únicos, como a Black Friday, auxiliam a desenvolver a maturidade e conhecimento para qualquer outro período atípico, diminuindo a chance de erros e aprimorando os resultados. 

A falta dessa experiência pode atrasar o desenvolvimento de certas skills que fazem a diferença no período. Já imaginou poder testar estratégias de venda durante a Black Friday e, quando chegar o Natal, ter maior preparo para as vendas de fim de ano?

GESTÃO ORGANIZACIONAL

Assim como você conferiu nos itens anteriores, ter controle sobre a realidade da sua empresa é essencial para se preparar para a Black Friday e demais datas do comércio. E para auxiliar você nessa tarefa, já existem plataformas que centralizam dados e tornam mais simples a sua análise e o planejamento futuro do negócio, como a StarLearning.

Conte com todas as informações organizadas e disponibilizadas em tempo real para uma melhor gestão organizacional. Vai ter pessoal novo de plantão? Organize treinamentos, acompanhe o desempenho da equipe e eleve a produtividade no período.

Para ter resultados positivos em Black Fridays futuras, fale conosco e invista em uma parceria que vai fazer a diferença nos seus resultados.